IBDFAM na Mídia
Programa JQ debate conquistas femininas
28/09/2012 Fonte: TJMGJQ - O programa Justiça em Questão é produzido pela Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG
Uma mulher ocupa pela primeira vez o mais alto cargo do poder Executivo no Brasil, Dilma Roussef que, para marcar o feminino, faz questão de ser chamada de presidenta. Eleita pelo segundo ano consecutivo pela revista Forbes como uma das mais influentes mulheres do mundo, Dilma Roussef é o exemplo das mudanças pelas quais passa a sociedade brasileira, que tem se tornado mais plural desde que as mulheres conquistaram mais espaço na vida pública.
Mas até que o nosso país pudesse assistir a essa mudança de paradigma, foi preciso que as mulheres brasileiras percorressem um longo caminho de lutas. O direito de votar, por exemplo, foi alcançado por elas há apenas 80 anos. A fim de refletir sobre as mais recentes conquistas femininas, e em especial o impacto da presença das mulheres em instituições conservadoras, até então dominadas pelo universo masculino, vai ao ar este domingo, 30 de setembro, o programa o Justiça em Questão sobre conquistas femininas.
O programa recebeu em seu estúdio a desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto, da 8ª Câmara Cível do TJMG, que comentou sobre as mudanças necessárias na legislação para ampliar a participação feminina no universo político e ressaltou a importância de leis como a de 9.504, de 1997, que traz o regime de cotas na composição partidária. Em entrevista a repórter do o JQ, a deputada estadual Luzia Ferreira também destacou a presença das mulheres na política brasileira.
O programa traz, ainda, matéria sobre a presença das mulheres em instituições de segurança, como a Polícia Civil e a Política Militar, e no Judiciário. O JQ traz, também, entrevistas com o advogado Rodrigo da Cunha Pereira, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), sobre as reformas empreendidas no Código Civil em 2002 e que trouxeram alterações nas questões de gênero; com a desembargadora Márcia Milanez, sobre a quantidade de magistradas no Brasil; e com Deuze Santos, procuradora do município de Belo Horizonte, sobre o futuro das mulheres no Judiciário, entre outras.
Não perca o JQ sobre conquistas femininas. Envie sua análise sobre os temas e sugira outros. O endereço do programa é justicaemquestao@tjmg.jus.br .
Grade de exibição
TV Comunitária
6 (NET) ou 13 (OiTV)
Estreia: sábado, 13h
Reapresentações:
segunda-feira, 18h30
quarta-feira, 21h30
quinta-feira, 21h
TV Horizonte
22 (NET) ou 19 (UHF)
Estreia: sábado, 13h30
Reapresentações:
quarta-feira, 3h15
sexta-feira, 11h
TV Justiça
7 (NET) ou 6 (OiTV)
Estreia: domingo, 16h
Reapresentações:
segunda-feira, 7h
sábado, 8h30
Acesse também a página do Justiça em Questão no Portal TJMG e também o canal do JQ no Youtube, onde se encontra o acervo de edições, na íntegra.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Raja Gabaglia
Tel.: (31) 3299-4622
ascom.raja@tjmg.jus.br